Bursite

O que é Bursite?
Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição.

A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas.
Isso pode acontecer nas seguintes situações:

- Lançar bolas ou levantar algo sobre sua cabeça repetidamente
- Apoiar-se em seus cotovelos por longos períodos de tempo
- Ajoelhar-se por períodos longos de tempo
- Ficar muito tempo sentado, principalmente sobre lugares pouco confortáveis e com superfícies duras
- Algumas bursas, como no joelho e cotovelo ficam logo abaixo da pele. São esses os locais do corpo com maior risco de traumas que podem ocasionar à bursite.

Além do uso excessivo e crônico das articulações, bursite também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por algum tipo de infecção. Algumas vezes, a causa da bursite não pode ser determinada.

dr-willians.jpg
Formado pela Faculdade de Medicina de Valença (2005). Residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha na cidade de São Paulo - SP (2009 - 2012). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012). Especialização em Cirurgia do Joelho no Hospital Regional Dr. Vivaldo Martins Simões em Osasco - SP (2013 - 2014).